sexta-feira, 2 de março de 2012

Notas flamencas



Ontem, 1º de Março de 2012, a Escola de Dança Maiher MENEZES, sediada em Divinópolis/MG, comemorou 10 anos. PARABÉNS E SUCESSO!!! 




Nesta semana, a Escuela ZAMBRA GITANA, de Uberlândia/MG, anunciará os nomes dos integrantes do seu Cuerpo de Baile. Tal seleção foi feita pela diretora e coreógrafa Adriana de Marco e pelo bailaor Xico Arantez de BH/MG.

Em breve, novos trabalhos!!!






Rosa Jimenez continua com suas aulas de flamenco na cidade de Juiz de Fora/MG.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BH tem programação flamenca recheada em Março



* dias 1, 2 e 3: espetáculos AHTEIA
local: Pátio Espanhol.
Elenco: Alejandro Garcia, Ana Sampaio, Anderson da Matta, Bruno Mendes, Dudé Carneiro, Eduardo Passalo, Juliana Íris, Márcia Mia Gelape Muzzi e Noemi Gelape.

* dias 2 e 3: espetáculo FLAMENCO SOY 
local: Soleá Tablao Flamenco.
Elenco: Iram Rodrigues Araujo, Flaviano Simplício, Marco Herrera.Reginaldo Jimenez Jimenez, Rooney Soares Junior, Xico Arantez.

* dia 3: Mila Conde, 
diretora e professora da LA SALA, retoma sua atividades.

* dias 9, 10, 16, 17, 30 e 31: espetáculo CUADROS FLAMENCOS 
local: Pátio Espanhol.
Elenco: Elisa Pires Soares e convidados.

* dia 17: espetáculo
Elenco: Renata Chauviere La Tiza e Allan Harbas.

* dias 17 e 18: workshops
com Xico Arantez, Renata Chauviere La Tiza e Allan Harbas.

* dias 23 e 24: espetáculo DIÁLOGOS COM O FLAMENCO - Povera, a arte cotidiana 
local: Pátio Espanhol.
Elenco: Davi Caldeira, Daniel Othechar, Fabio Faria e Ulisses Rueda.


Maiores informações visite as páginas de Espetáculos e Eventos em BH, Aulas de Baile em BH e  Cursos e Eventos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AHTEIA - estréia nacional 01/03 em BH/MG


AHTEIA espetáculo, concebido por Emerson Calado (Cordel de Fogo Encantado) e Márcia Gelape (Garcia y Lorca Tablao Flamenco Itinerante), recita, canta e dança o sertão, formando uma teia de informações culturais – origem do nome.
Surge uma nova perspectiva artística diante de pesquisas e vivências de Emerson Calado (Cordel de Fogo Encantado - Recife/PE) e Márcia Gelape (Cia de Dança Garcia y Lorca). Juntamente com Tonino Arcoverde (compositor - Recife/PE), Joaquim Izidro (músico - Recife/PE) e Noemi Gelape (Garcia Lorca Produções) concretiza-se a formação de uma teia de conhecimentos e experiências individuais. Cada um traz consigo sua arte e sua origem que compõem um mosaico inovador, dando vida a banda e ao espetáculo Ahteia. A união dos músicos do Nordeste brasileiro com o teatro e dança em Minas, remete a similaridade cultural entre os dois estados devida aos processos de migração dos sefarditas (judeus espanhóis vindos de Andaluzia) que chegam até Minas Gerais. O Estado torna-se então o maior no mundo com em número de descendentes de sefarditas.


Direção geral: Emerson Calado e Márcia Gelape.
Direção artística: Márcia Gelape.
Direção musical: Emerson Calado.
Produção: Noemi Gelape.

No elenco: Ana Sampaio, Anderson da Matta, Dudé Carneiro, Eduardo Passalo, Juliana Íris, Alejandro Garcia, Bruno Mendes, Márcia Gelape e Noemi Gelape.
Execução musical: Emerson Calado e Tonino Arcoverde.


Acontece nos dias 1, 2 e 3 de março, quinta a sábado, às 21h30, no Pátio Espanhol - Av. Contorno, 4035 – São Lucas – BH – MG.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Diálogos com o Flamenco



Espetáculo intimista de música instrumental e dança, onde diferentes linguagens artísticas dialogam com seu cenário de Arte Povera. Um desafio à ordem estabelecida.

A Arte Povera é o movimento artístico que se desenvolveu, originalmente, na segunda metade da década de 1960 na Itália. Os seus adeptos utilizam materiais não convencionais com o intuito de eliminar as barreiras entre a Arte e o cotidiano das sociedades.

As músicas do repertório que caminham entre o flamenco e world music são inspiradas e compostas de motivos não convencionais, os quais fazem parte do cotidiano da sociedade. Demonstrando, desta forma, que criatividade e simplicidade caminham juntas.

- Davi Caldeira (multi-instrumentista) - em suas composições busca o retrato de suas vivências e utiliza toda sua experiência com artistas de vários cenários músicais.

- Ulisses Rueda (bailaor e cantaor flamenco) - com experiência de mais de 20 anos, domina a improvisação rítmica. É considerado um virtuoso no ambiente flamenco.

- Fabio Faria (percussionista) - desenvolve sua pesquisa do instrumento afro peruano, Cajón, dentro de linguagens brasileiras e flamencas.

- Daniel Othechar (percussionista e artista plástico) - desenvolve seus próprios instrumentos, tem forte ligação com a música africana e world music. Responsável pelos elementos de arte do cenário.